Está oficialmente aberta a época de jantares de Outono. Ainda que o tempo esteja mais quente durante o dia, à noite já sabe bem uma comidinha mais quente. A semana passada mostrei-vos um caril e esta semana trago-vos um chili. São ambas relativamente rápidas de fazer o que as tornam perfeitas para um dia de semana.
Ingredientes:
200g de alternativa vegetal à carne picada - por exemplo a da marca LIDL ou mesmo no Pingo Doce, da marca Garden Gourmet.
200g de tomate pelado em lado
250g de feijão encarnado
1 cebola média muito bem picada
2 dentes de alho bem picados
1 colher de chá de oregãos
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de pasta de tomate
meio chili vermelho ou verde bem picado (o vermelho é mais picante)
1 colher de sopa de molho de soja
sal a gosto
Instruções: 1 - Coloquem um tacho grande ao lume (eu usei um wok) com manteiga. Quando estiver quente, juntem a "carne" picada e desfaçam com a ajuda de uma colher de pau em vários bocadinhos - como se fosse carne normal. Salteiem por alguns minutos até ficar tostatinha.
2 - Em seguida adicionem os alhos bem picados, a cebola, os oregãos e a pasta de tomate Envolvam tudo muito bem e salteiem até a cebola estar douradinha. Se necessário acrescentem mais manteiga.
3- Agora está na altura de juntar o tomate em lata, o pimentão doce, os cominhos e o chili. Misturem bem e coloquem logo de seguida o feijão (escorrido), com o molho de soja e uma caneca de água mal cheia. Temperem também agora com sal a gosto.
4 - Tapem o tacho e deixem cozinhar por 15 minutos. Até a consistência estar no ponto e tudo bem cozinhado. Não deve ficar nem muito aguado nem demasiado seco.
5 - Para servir podem usar queijo cheedar cortado em tiras fininhas, iogurte do tipo skyr, coentros frescos e algumas tortilha chips.
Comments