top of page

A respiração nas aulas

Quem já faz as nossas aulas há algum tempo sabe a importância que damos à respiração durante os treinos. Quando a respiração é executada da maneira correta, trabalhamos não só o foco como o acalmar da mente, mesmo em situação de esforço. Para além disto, uma respiração adequada e em sintonia com o movimento vai ajudar-te na execução do próprio movimento e na resistência. Respirar lentamente pode ajudar a acalmar e a relaxar o organismo.


Benefícios

Ter uma respiração correta durante o exercício proporciona diversos benefícios ao corpo, como a redução da tensão dos músculos e da ansiedade. Além disso, auxilia na desaceleração do batimento cardíaco, diminuindo a pressão arterial e a fadiga muscular.



Como respirar corretamente nas aulas?

  • Cada exercício tem o seu próprio padrão de respiração, que varia de acordo com os músculos que estão a ser trabalhados e do esforço necessário mas, na maioria dos exercícios, a regra é inspirar antes do início do movimento e expirar durante, de forma a ajudar-nos a controlar o movimento


  • num exercício de cardio ou até mesmo numa caminhada inspira profundamente pelo nariz e solta o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca.

No dia a dia

Também ao longo do dia é fundamental manter uma respiração correta e tranquila, sem elevar os ombros, criando tensão desnecessária, ou com um ritmo demasiado acelerado. Respirar corretamente gera inúmeros benefícios ao organismo, como por exemplo, melhorar a digestão, ajudar a fortalecer organismos debilitados e combater a ansiedade,

diminuindo os níveis de stress. Respirar de forma incorreta, por outro lado, pode gerar problemas a curto e longo prazo, além de resultar em noites mal dormidas, perda de paladar, desalinhamento dos dentes e problemas na face, assim como episódios de ansiedade.


Se queres respirar de forma correta, exercitando corpo e mente na mesma aula, assim como manter uma postura adequada, junta-te a nós nos nossos treinos live ou faz com frequência as aulas que disponibilizamos na área de membros!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page